sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

MISSÃO EM FAVOR DOS NÃO ALCANÇADOS...: ESTUDO ADICIONAL

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do Céu e da Terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas” (Atos 17:24).

Uma das lições da experiência de Paulo no Areópago é que ele utilizou, nessa situação, as informações obtidas em seus estudos feitos na cidade de Atenas sobre como abordar um grupo não alcançado, o que resultou em um grupo de crentes em Atenas. 

As palavras do apóstolo e a descrição de sua atitude e circunstâncias da forma como a inspiração registrou deviam aproveitar a todas as gerações futuras, dando testemunho de sua inabalável confiança, sua coragem na solidão e adversidade e a vitória por ele obtida para o cristianismo no coração do paganismo. 

As palavras de Paulo contêm um tesouro de conhecimento para a igreja. Ele estava em uma posição em que facilmente poderia ter dito qualquer coisa que teria irritado seus orgulhosos ouvintes, colocando-se em dificuldade. Se seu sermão tivesse sido um ataque direto aos deuses e aos grandes homens da cidade, ele teria corrido o risco de ter o mesmo fim de Sócrates. Mas, com tato [...], afastou a mente deles de suas divindades pagãs, revelando-lhes o verdadeiro Deus, desconhecido para eles” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos [CPB, 2021], p. 152, 153). 

Por meio do contato direto com o povo, do estudo de sua cultura e religião e do respeito por sua devoção espiritual, Paulo conseguiu algo notável em Atenas, algo que é um tesouro de conhecimento para a igreja. Ele evitou irritar os ouvintes. Isso foi uma grande realização inspirada por Deus. De acordo com Ellen G. White, isso é um tesouro de conhecimento ao qual, como igreja, precisamos prestar atenção. 

Perguntas para consideração 

  1. Com base no exemplo de Paulo, quais são os passos para evangelizar uma cidade? 

  2. Que comportamento é exigido do cristão para construir pontes com incrédulos? 

  3. Quando ficamos incomodados com os ídolos modernos, o que não devemos fazer, no início de uma obra entre idólatras? 

  4. Se Paulo tivesse parado no ponto em que apresentou o Deus que ama as pessoas, os atenienses teriam ficado satisfeitos. No entanto, ao falar da ressurreição, ele cruzou uma linha que fez com que alguns pensassem que ele estava enganado. Paulo errou? 

Fonte: https://mais.cpb.com.br/licao/missao-em-favor-dos-nao-alcancados-parte-1/ 

Nenhum comentário: