terça-feira, 8 de agosto de 2023

PALCO OU PLATEIA

É necessário que Ele cresça e que eu diminua. João 3:30

João Batista é um dos personagens mais fantásticos da Bíblia. Filho do idoso sacerdote Zacarias e primo de Jesus, o menino veio à existência de forma miraculosa. Sua principal missão foi preparar o caminho para o ministério de Cristo. Antes de nascer, um anjo disse a seu respeito: “Será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento” (Lc 1:15). 

O Batista viveu na contramão dos padrões humanos. Em vez de habitar em palácios, o jovem cresceu no deserto, acompanhado pelo silêncio e pela solidão. Em vez de frequentar banquetes e festas da alta sociedade, o rapaz vestido de pele de camelo se habituou a comer gafanhotos e mel silvestre. Não poderia ser diferente a história dessa grande personalidade, a maior “entre os que nasceram de mulher” (Lc 7:28)? 

Ele cresceu no anonimato, mas sua influência foi tão grande que multidões deixavam os grandes centros para ouvi-lo no palco do deserto. Foi justamente a sua diferença em relação ao mundo que atraiu os pecadores à beleza do evangelho. Sua mensagem tocava desde o simples camponês até os mais poderosos da nação. Ao falar de arrependimento e conversão, o Batista era tão certeiro como um machado afiado junto à raiz de uma árvore. 

João preparou o caminho para a vinda do Messias e também participou de um momento singular na história da redenção: ele batizou o próprio Salvador da humanidade. Foi lá no rio Jordão que Jesus iniciou Seu ministério de três anos e meio. A partir de então, todos os holofotes se voltaram para Cristo. 

Como você acha que o pregador do deserto reagiu ao perceber que toda a atenção do povo se dirigia para Jesus? O verso de hoje responde: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30). João demonstrou humildade, pois sabia quem era Jesus e, ao mesmo tempo, conhecia sua própria identidade. João era apenas uma voz, o amigo do Noivo (Jo 3:29). Ele sabia se portar tanto no palco quanto na plateia. 

Como você se sente ao ver os holofotes voltados para outra pessoa? Você gosta mais do palco ou da plateia? Às vezes é preciso dizer: “Importa que o outro cresça e que eu diminua.”

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/palco-ou-plateia/

Nenhum comentário: