terça-feira, 29 de agosto de 2023

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Jesus falou todas estas coisas à multidão por parábolas. Mateus 13:34

Sentado na encosta da montanha, caminhando pelas estradas da Galileia ou em pé à beira-mar, lá estava Jesus contando histórias de um jeito único. “Parábola” vem da expressão grega parabol?, que significa “colocar ou atirar ao lado”. Era uma forma simples de explicar os eternos princípios do reino de Deus. 

Ellen White comenta que, nos ensinos de Cristo, “o desconhecido era ilustrado pelo conhecido; verdades divinas por coisas terrenas, com as quais o povo estava mais familiarizado. […] As coisas naturais eram o veículo para as espirituais; cenas da natureza e da experiência diária de Seus ouvintes eram relacionadas com as verdades das Escrituras Sagradas” (Parábolas de Jesus, p. 6 [17]). 

É interessante o fato de que as parábolas não dizem o que o Reino é, mas a que se assemelha. São como “maquetes” que revelam conceitos profundos sobre Deus e Seu governo. Elas trazem elementos que aguçam a criatividade, a imaginação, as emoções e o intelecto e levam os ouvintes à ação. 

Reunidas lado a lado, as parábolas formam um belo mosaico, revelando a beleza do “mistério do reino de Deus” (Mc 4:11). Por exemplo: na parábola do filho pródigo, Deus é retratado como Pai (Lc 15); na parábola do semeador, Deus é um Missionário (Mt 13); na parábola do grande julgamento, Deus é Juiz (Mt 25); na parábola das dez virgens, Deus é um Noivo apaixonado (Mt 25). E a lista poderia continuar. São mais de 50 histórias, que ocupam 43% do texto de Mateus, 16% do de Marcos e 52% do de Lucas. 

As parábolas também colocam o ser humano na encruzilhada de suas escolhas morais. Há sempre dois caminhos que conduzirão a dois destinos: vida eterna ou morte eterna. Assim como os provérbios do Antigo Testamento, as parábolas nos convidam a aceitar o caminho da graça, a fim de participarmos do reino da glória. Essa escolha não é imposta nem forçada. O reino de Deus vem de forma mansa e humilde, como semente plantada na terra. 

Reflita sempre nas belas histórias de Jesus, pois elas são janelas que trazem à alma o frescor da salvação e os ares do Céu.

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-contador-de-historias/ 

Nenhum comentário: