sexta-feira, 15 de outubro de 2021

REPRESAS ABERTAS

 Começar uma discussão é como abrir brecha num dique; por isso resolva a questão antes que surja a contenda. Provérbios 17:14

Na tarde de 5 de novembro de 2015, um grande desastre industrial causou o maior impacto ambiental não só da história brasileira, mas do mundo: o rompimento da barragem de rejeitos de mineração Fundão, a 35 km do centro do município de Mariana, Minas Gerais.

As barragens acomodavam rejeitos da extração do minério de ferro retirado das minas na região. A lama chegou ao rio Doce, cuja bacia hidrográfica abrange 230 municípios dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo – muitos dos quais abastecem sua população com a água do rio.

Por onde a lama passou, a fauna e a flora foram comprometidas. A água se tornou imprópria para banho e consumo. Para os ambientalistas, o efeito desses rejeitos no mar continuará por mais cem anos. E a reparação dos danos causados à infraestrutura das localidades atingidas deverá custar milhões de reais.

Assim como a força da água represada pode romper uma pequena rachadura negligenciada e, com violência, transformar-se em uma enxurrada tóxica, sendo difícil contê-la, um pequeno desentendimento não resolvido pode rapidamente se tornar uma grande batalha.

Algumas mulheres são mestres em reagir com expressões faciais, palavras ou até agressões físicas. Afirmações e respostas impensadas, cobranças, julgamentos precipitados e acusações são o combustível eficiente para uma contenda gerar um grande dano.

É mais fácil manter uma represa do que consertá-la. Por isso, as menores brechas devem ser evitadas. Essa é uma provável causa do desastre em Minas Gerais.

Contendas podem começar pequenas, mas rapidamente se desenvolvem. Quando surge um pequeno sinal de conflito, é sábio descobrir a causa e, se possível, dar logo a ele uma solução. Se isso não é possível, podemos nos afastar dele.

Não alimente o começo de uma briga. Troque respostas impensadas e indelicadas por palavras suaves e conciliatórias, apaziguando o outro lado. Como seriam pacíficos os ambientes familiar e escolar, ou mesmo no trabalho, na igreja e no lazer, se as pessoas aprendessem essa regra.

Mulheres sábias administram a raiva e as ofensas; insensatas insistem em alimentá-las. Que Deus lhe dê um espírito amoroso, quando uma pequena contenda tiver início. Seja sempre parte da solução!

Fonte: https://mais.cpb.com.br/meditacao/represas-abertas/

Nenhum comentário: