Separadas após a Segunda Guerra Mundial, Coréia do Norte e Coréia do Sul amargam até hoje suas diferenças. A Coréia do Norte é comunista e continua a ser um dos países mais fechados do mundo. Entretanto, houve duas ocasiões em que as diferenças foram colocadas de lado, trazendo até o vislumbre de uma perspectiva de paz. Foi nas cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e de Atenas, em 2004.
Em Sydney, a vontade dos atletas dos dois países de desfilarem juntos era tão grande que metade da delegação sul-coreana ficou de fora para que assim houvesse noventa representantes de cada país. Os noventa sul-coreanos que não participaram não se importaram em perder um pouco de visibilidade para promover o diálogo entre as duas nações e mostrar seu posicionamento em favor da paz e da união.
Durante a competição, essa união se reforçou nas arquibancadas. Os torcedores da Coréia do Norte assistiram às conquistas dos vizinhos do sul e vibraram com eles. O contrário também aconteceu. Unidas, as torcidas chamaram a atenção dos anfitriões australianos, que começaram a aplaudi-las de pé antes dos jogos.
Infelizmente, os interesses políticos não permitiram que a união saísse da esfera dos esportes. Embora a população tenha demonstrado ser favorável a uma convivência pacífica entre as duas nações e até a um processo de reunificação, a divisão permanece.
A união é uma das principais características que definem o povo de Deus. O Senhor mostrou em sua Palavra que, embora cada um de nós seja singular em seus dons e em sua forma de ver o mundo, devemos aproveitar essas diferenças para nos complementar e, juntos, realizar sua obra, apressando a volta de Jesus.
O problema é quando nos agarramos ao desejo de obter vantagens pessoais em cima dos outros ou à vontade de fazer nosso ponto de vista prevalecer e construímos um muro de separação, que vai crescendo a cada palavra atravessada, cada vez, que o egoísmo impera. Que hoje nossa oração seja idêntica ao conselho de Paulo para os cristãos de Éfeso: fazer todo o possível para conservar a união que o Espírito Santo dá, por meio da paz que nos une.
Fonte: http://iasdcolonial.org.br/inspiracao-juvenil/mensal#1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário