segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
CONFIRA A MATÉRIA "GRÃO DE BICO".
O grão de bico é uma leguminosa notável em sua composição de antioxidantes. Embora contenha quantidades pequenas, mas valiosas, de nutrientes antioxidantes (vitaminas C, E, betacaroteno), o grão de bico também contém outros fitonutrientes em maior concentração. Estes fitonutrientes incluem flavonoides como quercetina, kaempferol e miricetina (encontrados na camada externa dos grãos) e compostos fenólicos como o ácido ferúlico, ácido clorogênico, ácido cafeico e ácido vanílico (presentes na parte interna dos grãos). O mineral manganês, essencial na produção de energia pelas mitocôndrias, está presente em ótima quantidade no grão. Muitos estudos mostram claramente a capacidade do grão de bico na redução do risco de doença cardíaca, devido a esta combinação extraordinária de antioxidantes.
O grão de bico tem um alto teor de fibras, o que ajuda no controle de gorduras do sangue (colesterol e triglicérides), na resistência insulínica e na obesidade visceral. Um estudo recente mostrou que podemos obter benefícios mesmo consumindo pequenas quantidades e por um curto período de tempo: 1/2 de xícara de grão de bico (80 gramas) por dia durante uma semana foi suficiente para melhorar o nível de açúcar no sangue e a secreção de insulina nos participantes.
70% da fibra encontrada no grão de bico é do tipo insolúvel, e os estudos dizem que a fibra do grão de bico é metabolizada por bactérias no cólon para produzir grandes quantidades de ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, propiônico e butírico). Estes ácidos graxos curtos fornecem combustível e protegem as células da parede intestinal, aumentando o aporte de energia celular e reduzindo o risco de doenças do cólon, incluindo o câncer.
Uma xícara de grão de bico cozido contém um alto teor de molibdênio (165% do valor diário recomendado), manganês (85 %), folato (70 %), fibra (50 %), triptofano (45 %), proteína (30 %) e ferro (25 %).
Ele é gostoso e muito versátil. Pode ser consumido cozido, tostado no forno, em forma de purê (homus). Ele entra na sopa e na salada. A farinha de grão de bico pode ser acrescentada no preparo de pães, bolos e biscoitos para aumentar o conteúdo de fibras e reduzir o índice glicêmico.
Effects of a Controlled Diet Supplemented with Chickpeas on Serum Lipids, Glucose Tolerance, Satiety and Bowel Function. J. Am. Coll. Nutr. 2007
Dietary chickpeas reverse visceral adiposity, dyslipidaemia and insulin resistance in rats induced by a chronic high-fat diet. Lupus. 2009
Dietary supplementation with chickpeas for at least 5 weeks results in small but significant reductions in serum total and low-density lipoprotein cholesterols in adult women and men. Annals of Nutr Metab. 2006
www.buscasaude.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário